Tendo em visto o avanço da vacina e compreendendo mais sobre o vírus, nós da Segredos da Placenta, estamos adotando as seguintes regras para manipulação de placentas de mulheres que tiveram *covid positivo* durante a gestação:
📌 Recebimento da placenta: embalagem onde a placenta está armazenada deve ser limpo externamente com álcool 70% e armazenado em freezer de uso exclusivo da placentaria até o momento da manipulação.
📌O uso de EPIs durante a realização dos medicinais SEMPRE foi um protocolo e deve ser seguido com rigor.
📌 Desinfecção dos materiais utilizados seguem as recomendações de biossegurança e higiene, seguindo os seguintes passos: 1° lavar com água e sabão neutro, 2° desinfetar com cloro, 3° secar e 4° desinfetar com álcool 70%.
📌 Realizar esta limpeza também em toda a superfície de trabalho.
📌 Desidratação da placenta sob temperatura de 70ºC por 10 horas (utilizar desidratadora com controle de temperatura)
A pessoa teve covid durante a gestação? É fundamental a investigação individual de cada caso, para compreender se há possibilidade ou não se fazer o consumo da placenta. Nessa triagem vamos considerar os seguintes fatores:
📌 Em dia com a vacinação?
📌 Quanto tempo antes do parto houve a contaminação?
📌 Caso assintomático ou sintomas leves?
📌 Houve necessidade de internação para tratamento da infecção?
📌 Complicações gestacionais devido ao covid como: parto prematuro, descolamento de placenta, restrição de crescimento intra uterino, entre outras.
Abaixo temos um compilado de artigos que usamos para nos guiar na elaboração desses cuidados e diretrizes internas sobre a manipulação das placentas.
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0887796320300146
https://academic.oup.com/ajcp/advance-article/doi/10.1093/ajcp/aqaa089/5842018